sexta-feira, 18 de novembro de 2011

XVIII Torneio da amizade de Arujá - SP

No último dia 06/11 nós da Colinas Goju Kai juntamente com a associação Rocha participamos de um evento onde conseguimos conquistar uma enorme quantidade de medalhas para a nossa cidade.
Foi um evento onde participaram cerca de 500 atletas, entre eles 48 Parnaíbanos.
Levamos a maioria dos alunos das escolinhas do GESP que fizeram muito bonito. Neste Campeonato tivemos uma das melhores participações de todo o ano, este foi o recorde de medalhas já alcançadas pelo Karate.
Foram conquistadas pela equipe do GESP 49 medalhas sendo, 20 de Ouro, 16 de Prata e 13 de Bronze, deixando nossa equipe no geral em 2º colocação trazendo um troféu para cidade.
Gostaria de agradecer ao nosso Prefeito Silvinho Peccioli, ao Secretário de Esporte Darlan, ao Presidente do GESP Renan e a todos os atletas que participaram deste grande evento.

5 Festival Barueri de Karate - JKA do Brasil

No dia 15 de Outubro de 2011, a Colinas Goju Kai juntamente com a associação Rocha Participou do 5º Festival Barueri de Karatê, com 30 atletas e conquistou 26 medalhas, sendo: 7 de Ouro, 10 de Prata e 9 de Bronze.
Parabenizamos a todos os atletas!!!!
Agradecemos ao Prefeito Silvinho Peccioli Pelo apoio ao KARATÊ de Santana de Parnaíba.

NOME
KUMITE/LUTA
KATA
Olimpio Souza Silva
Bronze
-
Robinson Lopes
-
Bronze
Jamir Rodrigues
Ouro
-
Felipe Honório
Prata
Bronze
Eds Edgar
Bronze
-
Lucas Chagas
Ouro
-
Ezequiel Martins
Ouro
-
Francisco Beija
Ouro
Bronze
Rafael Ferreira
Ouro
-
Kaue Arruda
Prata
-
Acendino Alves
-
Bronze
Maickel Santos
Prata
Prata
Bruno Alves
Prata
-
Veronilson Pinheiro
Prata
Bronze
Christian Fernando
-
Prata
Debora Lopes
Bronze
Ouro
Gabriela Honório
Prata
Ouro
Jenifer Santana
Bronze
-
Beatriz Maccari
Ouro
Prata
Thais Braga
Prata
-
Samanta Silva
-
Prata

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Kime - Separar Karate da dança

O que  faz o karate ser mais que movimentos apenas coreografados?
 Há uma intensidade de praticar karate e desempenho que às vezes é difícil identificar com precisão, mas que você simplesmente "sente" quando ve alguém executar. Esta é uma observação de Kime (pronuncia-se "ki-meh"), uma palavra japonesa que descreve o foco coordenado na conclusão de uma ação.
Quando um estudante de karatê executa uma técnica, toda a energia dele ou dela está focado em um alvo preciso em um único instante de tempo. Esta focagem precisa pode ser observada em praticantes avançados como um nível de "realidade" no seu desempenho. Em outras palavras, ao assistir o kata de um aluno avançado, você deve ser capaz de facilmente imaginar que eles estão em uma luta e não simplesmente passar por um padrão de movimento ou uma dança.
Este é diferente das performances dramáticas de artistas do free-style karate, que dependem de teatro para simular a realidade. Kata baseadoem Kime é uma experiência intensa com base no foco e não arte performática.
Kata é uma grande ferramenta para o desenvolvimento de kime em que os alunos têm de desenvolver movimentos coordenados que exigem a conclusão de cada etapa. Uma vez que um nível de kime foi desenvolvido, ele aparecerá em todas as áreas de prática incluindo o trabalho e competições esportivas. Na verdade, a presença de kime é um requisito para uma técnica de pontuação no esporte karate e os concorrentes muitas vezes usam sua formação karate tradicional como um meio para desenvolver o foco necessário para ser bem sucedido em competições esportivas.
Em primeiro lugar, começar por reconhecer que há um significado voltado para tudo que você faz na prática do karate e especialmente no kata. Nunca praticar kata sem uma atenção voltada para a técnica apropriada e, especialmente para a conclusão de cada técnica. Mesmo se você não estiver executando kata com plenos poderes de cada vez, ainda se concentram na precisão e conclusão focada.
Trabalhe duro para entender o bunkai (análise) dos movimentos de kata. Pergunte ao seu Sensei em caso de dúvida. É muito difícil desenvolver kime sem uma compreensão do significado por trás do kata.
Outra área a focar é o isolamento e a eliminação de movimentos desnessários do corpo. Não mexer em suas posições e trabalhar duro para remover todos os movimentos desnecessários durante a execução do kata. Você deve sentir-se sólido(a) e "travado(a)" na conclusão de cada técnica. Não passar para a próxima jogada, sem esse sentimento de conclusão. Como o seu kata progride e, às vezes acelera, você ainda deve ter essa sensação de completude entre movimentos.

Além da melhoria do kata, você deve ver muitos outros benefícios a partir do seu desenvolvimento do kime adequado. Sua técnica vai se sentir mais forte em todos os aspectos e os parceiros irão sentir esta força e foco quando você trabalhar em conjunto. Você também vai desenvolver a capacidade de se concentrar em tarefas e trazê-los para conclusão em todas as áreas de sua vida.
Então da próxima vez que você ver alguém executar um kata, procure ver kime e aprender a reconhecê-lo em outros. Pergunte-se se eles estão executando uma dança complexa ou um kata. Isso também irá ajudá-lo a desenvolver seu próprio senso de kime.


Oss !


Ref: Gojuryu.net

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Campeonato Sul-Americano de karatê Goju-Ryu



Nos dias 9, 10 e 11 de setembro de 2011 a Equipe de Karatê do GESP de Santana de Parnaiba participou do Campeonato Sul - Americano que foi realizado na cidade de Foz do Iguaçu - PR.
A equipe participou com 27 atletas que juntos conquistaram 22 medalhas sendo: 12 de Ouro, 6 de Prata e 4 de Bronze, alcançando o 4ºLugar na classificação geral.

Clique aqui e veja as fotos do evento

6ª etapa ACAK 2011 (Sorocaba)


No Ultimo dia 07 de agosto a equipe de karatê de Santana de Parnaíba participou da 6ª etapa da ACAK (Associação cooperativa das academias de karatê) realizada em Sorocaba-SP. Desta vez, além da experiente equipe de competição da cidade, 20 atletas iniciantes participaram do campeonato e conquistaram 19 medalhas, sendo 6 de ouro, 3 de prata e 10 de bronze. Além do troféu a equipe ficou com o 4º  lugar na classificação geral, que contou com 26 academias de 20 cidades, totalizando 350 atletas.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Campeonato Sul-americano de Karate Do Goju Ryu Interclubes - Troféu Hanshi

Acontecerá nos dias 10 e 11 de Setembro de 2011 o Campeonato sulamericano de Karate Do Goju Ryu Interclubes na cidade de Foz do Iguaçu / PR, e como sempre estaremos presentes em mais um evento pela IKGA Brasil, competindo e divindo experiências.


Cronograma do evento:
09/09/11 - (sexta-feira) - a partir das 19:00 hrs - Congresso Técnico;
10/09/11 - (sábado) - 08:00 hrs - Abertura oficial, eliminatórias e finais de Kata;
10/09/11 - (sábado) - a partir das 20:00 hrs. Jantar de confraternização entre os participantes do evento;
11/09/11 - (domingo) - 08:00 hrs - Início da Competição de Shiai Kumite;
11/09/11 - (domingo) - 17:00 hos - Premiação e Enceramento.

2 Etapa de Karatê Sorocaba

No dia 07 de Agosto acontece a 6ª Etapa da ACAK na cidade de Sorocaba, com a organização do professor Claudinei Brito da associação LKS - Bushido-kai e apoio da Prefeitura Municipal de Sorocaba, e nós como sempre estaremos presentes competindo e prestigiando o evento. Boa Sorte a todos !

terça-feira, 26 de abril de 2011

As 5 Chaves do Shiai Kumite

1 - DISTÂNCIA.
2 - DEAI.
3 - MIKIRI.
4 - TAISABAKI(de deai e de mikiri).
5 - ONDA(ATIVA E PASSIVA).

O QUE É DISTÂNCIA?
-Distância é o espaço até onde seu golpe alcança.

O QUE É DEAI?
-Deai é a antecipação do golpe do adversário que adentra a sua distância.

O QUE É TAISABAKI?
-Taisabaki são as esquivas que você faz, dentro do x imaginário.

O QUE É TAISABAKI DE DEAI?
-É quando você usa a esquiva e ao mesmo tempo antecipa o golpe do adversário.

O QUE É MIKIRI?
-É quando você sai do raio de ação do golpe do adversário e volta atacando. Pra fazer um bom mikiri você deve usar a perna da frente como um pêndulo.

O QUE É TAISABAKI DE MIKIRI?
-É quando você uas a esquiva saindo do raio de ação do golpe adversário e volta atacando.

O QUE É ONDA?
-Onda é a movimentação ritimada feita pelos lutadores.

O QUE É ONDA ATIVA?
- Onda ativa é quando vovê usa a movimentação para quebrar o deai adversário usando uma finta ou uma quebra de tempo.

O QUE É ONDA PASSIVA?
-É quando você usa a movimentação para deixar que o adversário entre no raio do seu deai, mas quando ele começa a sair, pois nessa hora ele não tem deai,você começa uma sequencia de golpes.



Por: Romulo diogo

Artigos do blog

O Karatê e a saúde
O Verdadeiro significado dos katas no karatê
O Espirito necessário para realizar um kata
A Atitude de um karateca
Dificuldades para o desenvolvimento
Parábola do faixa preta
Vocabulário do karatê
Breve Biografia Gogen Yamaguchi
As cinco chaves do shiai kumite

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Alguns conceitos para estudo

Números


Os números em japonês seguem uma lógica muito simples. Eu diria que, pra uma pessoa que não sabe nem japonês e nem português, aprender a contar até 9.999 em japonês é muito mais fácil do que aprender a contar até 99 em português. Calma aí, já te explico o porquê! Antes disso, vamos começar contando até 10 em japonês:

Números 1 a 10


1ichi (se lê “iti”)
2ni
3san
4shi ou yon
5go
6roku (o “ro” se lê como em “couro”, não como em “carro”)
7shichi (se lê “shiti”) ou nana
8hachi (se lê “hati”)
9kyuu ou ku
10juu


 É muito simples. Agora você já sabe falar 2 (ni), certo? E você também sabe 10 (juu). Parabéns, agora você já sabe falar 12 (juu ni)! E de brinde ainda leva o 20 (ni juu). Já consegue imaginar como se fala 22? ni juu ni! É assim que funciona!


Bases, socos, chutes e defesas mais usados nos treinos:
Bases:

Heisoku-Dachi
Base com os pés unidos.
























Musubi Dachi


Base com calcanhares unidos e ponta dos pés separados.
















Hachiji Dachi





Base com as pernas à largura dos ombros, (posição de Kamae)




















Base (meia lua) pés levemente apontados para dentro e joelhos semi-flexionados com a distancia de um palmo de um para o outro.







 



 Base grande com joelho da frente flexionado e perna de traz estendida com os dois pés apontados para frente à largura do ombro.




 

"Base do gato", peso 70% na perna de traz e 30% na perna da frente.












Teiji-Dachi
Base em "T".







Base com pernas separadas e joelhos flexionados e pés 45º apontados para fora, com a coluna reta.
















Defesas:

Defesa alta, acima da cabeça.








 

Defesa baixa, "varrendo" do peito para baixo.


 




Soto Uke

Defesa de dentro para fora.









Uchi Uke

Defesa de fora para dentro.




Shuto Uke


Defesa com a palma próxima à orelha, virada para cima, "varrrendo" à altura do ombro com a palma da mão em pé.














Mawashi Uke                    
                              


Defesa circular defendendo rosto e testículos.

Golpes com as mãos e braços:

 

Empi Uchi
Cotovelada














Gyaku Zuki



Soco contrário à perna da frente.






















Oi Zuki


Soco com a mão do mesmo lado da perna da frente.

















Soco com a palma da mão virada para cima, soco (inverso).
Soco com as costas das mãos (parte dos ossos dos dedos).





























Chutes:

Mae Geri




Chute Frontal com o Cochi do pé (parte abaixo dos dedos).











Mawashi Geri

 Chute circular com o peito do pé.














Sokuto Geri

Chute lateral com a faca do pé (sokuto).













Ura Mawashi Geri


Chute circular com a sola do pé.














Giro Kakato Geri


 Chute giratório com a perna de traz.