Técnicas

Kata



Kata(forma) esta presente nas mais diversas artes marciais japonesas. O significado mor é "forma", mas que adquire conotações diversas, dependendo da arte em questão.
No Karatê, descreve uma simulação de combate detalhada de movimentos, que é praticada índividualmente ou em equipe. Antes de executá-lo, o praticante deve passar por uma prática de técnicas fundamentais, os kihons; ao que, antes da popularização, era referenciado como "balé da morte", termo que bem descreve sua natureza. A depender do estilo, há variações de um mesmo kata. Também se diz que o escopo dos katas é revelar o verdadeiro espírito pacifista da arte e, bem assim, sua finalidade.
Esta simulação, representa uma sequência de movimentos, ataque e defesa numa luta imaginária. Cada ataque deve ser executado como se o oponente estivesse em sua frente, para atingi-lo, e cada defesa deve ser executada como se o adversário estivesse mesmo a atacá-lo, em uma situação real de perigo. Cada movimento tem sua interpretação, devendo ser respeitado seu e tempo e aplicação.
O objetivo do Kata é ajudar no desenvolvimento das aptidões psicológicas e físicas necessárias para o verdadeiro combate.
Além do mais, o Kata faz com que você tenha domínio da luta, ou seja, você controla o espaço entre você e seu adversário, o Kata geralmente quando inventado, foi lembrado os movimentos que certos mestres tiveram que usar em situações de perigos contra 2 ou mais adversários.




Katas do Estilo Goju-Ryu:
1- KIHON KATA - Katas básicos


Sanchin   


   
  Sanchin significa três batalhas. A batalha entre o corpo, mente e espírito. Este kata ajuda à correta respiração, kime, foco e força, bem como uma grande resistência ao impacto através do treino contínuo.














Tensho   


   
  Ten significa rodar e Sho significa mão aberta. Este kata foi desenvolvido pelo Sensei Chojun Miyagi da kata Rokkishu do stilo chines garsa branca. Rokkishu significa seis mãos e denota as diferentes posições de mãos neste kata. Tensho combina os movimentos com suavidade.
É a combinação entre a tensão com uma forte respiração e movimentos de mãos suaves e fluidos.










Gekisai dai ichi 
   
    
     Significa ataque e destruição. Este kata, foi inicialmente introduzido pelo Sensei Chojun Miyagi em 1940. Este nome fica a dever-se à época em que foi criado este kata, o período da 2ª Guerra Mundial, Dai Ichi - número um.












Gekisai dai Ni


     Significa ataque e destruição. Este kata, foi inicialmente introduzido pelo Sensei Chojun Miyagi em 1940. Este nome fica a dever-se à época em que foi criado este kata, o período da 2ª Guerra Mundial, Dai Ni - número dois.




2 – KAISHU KATA – Katas Clássicos


Saifa   
   
  Saifa significa romper e esmagar ou esmagar e partir em bocados. Esta kata é de origem chinesa e foi trazida para Okinawa pelo Sensei Kanryo Higaonna. Ataques para os lados e técnicas de libertação são realçados nesta kata. Os ataques são circulares com movimentos livres nas articulações do pulso, cotovelo e ombro como um chicote aumentando a velocidade e força.  
  










Seienchin   
   
  Controlar e puxar. Esta kata é caracterizada pela respiração e movimentos lentos com muchimi. Todos os movimentos são técnicas de mãos, sem pontapés. Esta kata dá ênfase às posições fortes e estáveis e tal com o seu nome diz, existem muitas técnicas de puxar e atacar.  














Shisochin
  
   
  Shisochin, significa ataque a quatro portas ou ataques e defesas em quatro direções. Também de origem chinesa, esta kata foi ensinada ao Sensei Kanryo Higaonna pelo Sensei Ryu Ryu Ko. Movimentos de esquiva e de empurrar são realçados por movimentos de anca acentuados. Para além de técnicas de empurrão para distanciar o oponente, esta kata contém também técnicas de corpo a corpo, tais como ataques e chaves às articulações.
   






Sanseru  
  
   
  Significa o número 36, calculado pela fórmula 6x6. O primeiro 6 representa a vista, a orelha, o nariz, a língua, o corpo e o espírito e o segundo 6 representa a cor, a voz, o paladar, o cheiro, o tacto e a justiça. A kata tem igualmente 36 movimentos.
É caracterizada por movimentos rápidos na defesa de ataques de curta distância.   








Seipai   




   
  Significa o número 18, calculado a partir de 6x3. O número 6 representa o mesmo que o segundo 6 da Sanseru (cor, a voz, o paladar, o cheiro, o tacto e a justiça). O número 3 representa o bom, o mau e a paz.   










Seisan   


   
  Significa o número 13. Esta kata dá ênfase à luta de curta distância com socos curtos e pontapés baixos em várias direções. É caracterizada pela combinação de técnicas rápidas e explosivas contrabalançando com técnicas lentas e pesadas executadas com muchimi.  
  










Kururunfa   


   
  Significa o número 19 ou parar o ataque que vem e partir. Nesta kata, sobressaem o Tai Sabaki e os movimentos rápidos.  
  
















Suparinpei  
  
   
  Significa o número 108. O antigo nome desta kata era Pichurin. Havia também antigamente 3 variantes desta kata, o Dai, Chu e Sho. Atualmente pratica-se a variante Sho. O número 108 tem um significado especial no Budismo, visto que acreditam que há 108 paixões demoníacas. Calcula-se pela fórmula 36x3. O número 36 tem o mesmo significado de Sanseru e o número 3 representa o passado, o presente e o futuro.








3 - TOKUTEI KATA - Katas Superiores


GENKAKU: “Garça Misteriosa”.
CHIKAKU: “A Garça da Terra”.




Kihon


Kihon é o termo utilizado para se nomear padrões de movimentos usados no karate com a finalidade de corrigir e aprimorar a base dos movimentos tanto de ataque quanto de defesa potencializando os golpes e fortalecendo o kime.
















Kumite


O kumite é um método de treino que dá aplicação prática às técnicas ofensivas e defensivas aprendidas nas katas, onde os oponentes se encontram frente a frente.


A importância das katas no kumite é decisiva. Se as técnicas não são usadas com naturalidade mas sim de uma forma forçada, a posição e a forma não serão correctas. Também ao serem usadas se se confundem as técnicas de uma kata com as de outra kata não se poderá esperar grande perfeccionismo no kumite. O melhoramento do kumite depende do progresso em kata. Kumite e kata estão tão juntos como a mão e o braço. Dar mais importância a um e expensas a outro é sempre um erro.


Objectivos do treino de Kumite


No treino de kumite cada aluno deve praticar inicialmente um tipo adequado ao seu próprio nível. É portanto, necessário entender claramente as características distintas dos diversos tipos de kumite e pratica-los, tendo em mente, os seus objectivos claros.




Tipos de Kumite


Existem três tipos de kumite; O Jyu kumite  (combate livre com controle), o Shiai kumite (combate de competição) e o combate combinado.
O combate combinado assume diversas designações conforme o estilo de karatê. existe por exemplo o Ippon kumite, o Sanbon kumitee o Gohon kumite, conforme se tratam, respectivamente, de um (1) ataque, três (3) ataques, ou cinco (5) ataques.
em alguns estilos de karatê designam-se por Yakusoku Kumité as combinações pré-estabelecidas.