segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Kime - Separar Karate da dança

O que  faz o karate ser mais que movimentos apenas coreografados?
 Há uma intensidade de praticar karate e desempenho que às vezes é difícil identificar com precisão, mas que você simplesmente "sente" quando ve alguém executar. Esta é uma observação de Kime (pronuncia-se "ki-meh"), uma palavra japonesa que descreve o foco coordenado na conclusão de uma ação.
Quando um estudante de karatê executa uma técnica, toda a energia dele ou dela está focado em um alvo preciso em um único instante de tempo. Esta focagem precisa pode ser observada em praticantes avançados como um nível de "realidade" no seu desempenho. Em outras palavras, ao assistir o kata de um aluno avançado, você deve ser capaz de facilmente imaginar que eles estão em uma luta e não simplesmente passar por um padrão de movimento ou uma dança.
Este é diferente das performances dramáticas de artistas do free-style karate, que dependem de teatro para simular a realidade. Kata baseadoem Kime é uma experiência intensa com base no foco e não arte performática.
Kata é uma grande ferramenta para o desenvolvimento de kime em que os alunos têm de desenvolver movimentos coordenados que exigem a conclusão de cada etapa. Uma vez que um nível de kime foi desenvolvido, ele aparecerá em todas as áreas de prática incluindo o trabalho e competições esportivas. Na verdade, a presença de kime é um requisito para uma técnica de pontuação no esporte karate e os concorrentes muitas vezes usam sua formação karate tradicional como um meio para desenvolver o foco necessário para ser bem sucedido em competições esportivas.
Em primeiro lugar, começar por reconhecer que há um significado voltado para tudo que você faz na prática do karate e especialmente no kata. Nunca praticar kata sem uma atenção voltada para a técnica apropriada e, especialmente para a conclusão de cada técnica. Mesmo se você não estiver executando kata com plenos poderes de cada vez, ainda se concentram na precisão e conclusão focada.
Trabalhe duro para entender o bunkai (análise) dos movimentos de kata. Pergunte ao seu Sensei em caso de dúvida. É muito difícil desenvolver kime sem uma compreensão do significado por trás do kata.
Outra área a focar é o isolamento e a eliminação de movimentos desnessários do corpo. Não mexer em suas posições e trabalhar duro para remover todos os movimentos desnecessários durante a execução do kata. Você deve sentir-se sólido(a) e "travado(a)" na conclusão de cada técnica. Não passar para a próxima jogada, sem esse sentimento de conclusão. Como o seu kata progride e, às vezes acelera, você ainda deve ter essa sensação de completude entre movimentos.

Além da melhoria do kata, você deve ver muitos outros benefícios a partir do seu desenvolvimento do kime adequado. Sua técnica vai se sentir mais forte em todos os aspectos e os parceiros irão sentir esta força e foco quando você trabalhar em conjunto. Você também vai desenvolver a capacidade de se concentrar em tarefas e trazê-los para conclusão em todas as áreas de sua vida.
Então da próxima vez que você ver alguém executar um kata, procure ver kime e aprender a reconhecê-lo em outros. Pergunte-se se eles estão executando uma dança complexa ou um kata. Isso também irá ajudá-lo a desenvolver seu próprio senso de kime.


Oss !


Ref: Gojuryu.net